quarta-feira, 21 de março de 2012

Mais exercícios sobre período composto


1. Classifique os períodos abaixo de acordo com o seguinte código:

(1)   Período simples ou oração absoluta
(2)   Período composto por subordinação
(3)   Período composto por coordenação

a) (     ) Queremos que você nos visite sempre.
b) (     ) Ele entendeu que não podemos ser uma dupla.
c) (     ) Ele não só esperava providências, como também as exigia veemente.
d) (     ) Não o perturbe, que ele precisa trabalhar.
e) (     ) Nossa família tem estado muito ocupada ultimamente.

2. Há erro de pontuação em:

a)   Compareci à reunião e levei minhas anotações, porém não fui ouvido por todos.
b)      A professora explicou a lição, e eu acabei entendendo.
c)      Ou tome uma atitude agora ou assuma sua incapacidade.
d)      Entre, que seu pai já lhe chamou muitas vezes.
e)      Esforçamo-nos bastante; devemos pois ganhar o prêmio de participação.

Justifique.

3. Divida os períodos abaixo em orações, usando as barras. A seguir numere-as. Por fim, classifique as orações coordenadas SINDÉTICAS. Observe o exemplo:
           1                                        2
“A professora explicou a lição, / e eu acabei entendendo”.
Oração 2  à coordenada sindética aditiva

a) “Todo homem pode cometer erros, no entanto só os loucos podem perseverar nele”.


b) Meus pais não só me entendem, como também me protegem.


c) A situação econômica é delicada; devemos, pois, agir com cautela.

d) Queremos a resolução do impasse; queremos, pois, o fim da confusão.

e) Não chegue atrasado que haverá prova amanhã.

f) “Não sou alegre nem sou triste: sou poeta”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário