quarta-feira, 1 de outubro de 2014

9º ano - Teoria e prática com gabarito (Reduzidas)


ORAÇÕES REDUZIDAS
Sobre as Orações Reduzidas
Observe as frases abaixo:
Ao terminar a prova, todo candidato deve aguardar.
Ouvimos uma criança chorando na praça.
Comprada a casa, a família mudou-se.
Veja que as orações em destaque não são introduzidas por conjunção. Além disso, os verbos estão em suas formas nominais (infinitivo, gerúndio e particípio). As orações que apresentam essa forma recebem o nome deOrações Reduzidas.
Para reconhecer mais facilmente o tipo de oração que está sob a forma reduzida, podemos desenvolvê-la da seguinte maneira:
1) Substitui-se a forma nominal do verbo por um tempo do indicativo ou do subjuntivo;
2) Inicia-se a oração com um conectivo adequado (conjunção ou pronome relativo), de modo que apenas a forma da frase seja alterada, e não o seu sentido.
Observe agora como seria o desenvolvimento das orações já vistas:
Ao terminar a prova, todo candidato deve aguardar.
Forma Desenvolvida: quando terminar a prova, todo candidato deve aguardar.
Análise da Oração: oração subordinada adverbial temporal reduzida de infinitivo.
Ouvimos uma criança chorando na praça.
Forma Desenvolvida: ouvimos uma criança que chorava na praça.
Análise da Oração: oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de gerúndio.
Comprada a casa, a família mudou-se.
Forma Desenvolvida: Assim que comprou a casa, a família mudou-se.
Análise da Oração: oração subordinada adverbial temporal reduzida de particípio.
Obs.: dependendo do contexto, as orações reduzidas podem permitir mais de um tipo de desenvolvimento.


Fonte:  http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint45.php


Exercícios de fixação (o gabarito está no final da postagem)
1.      No enunciado a seguir há duas orações.

As tartaruguinhas vão direto para o mar / quando nascem!
                 1ª oração                                 2ª oração

Observe que a 2ª oração relaciona-se com a 1ª por meio da conjunção QUANDO.  Considerando o papel de elemento de coesão desempenhado pelas conjunções, indique o valor semântico que a conjunção QUANDO exprime nesse período:
a. Causa
b. Condição
c. Finalidade
d. Tempo

2.      Leia as frases a seguir, observando o valor semântico dos adjuntos adverbiais destacados. Depois transforme-os em oração subordinadas adverbiais iniciadas por conjunção de valor semântico equivalente.
a.       Para esses resultados, o menino muito se esforçou.
b.      O ladrão fugiu da prisão sem a resistência dos policiais.
c.       Estudará Medicina após a conclusão do serviço militar.
d.      Meu amigo chegou com o começo da chuva.


3.   Leia as orações a seguir:

À medida que vamos ficando mais velhos...
Aprendemos a lidar melhor com as nossas perdas...
... Menos com a dos cabelos!


a.       A 1ª oração relaciona-se com a 2ª por meio da locução conjuntiva à medida que. Qual é o valor semântico dessa locução nesse período?


1.      Consequência
2.      Comparação
3.      Proporção
4.      Conformidade

b.      Classifique a oração “À medida que vamos ficando mais velhos”.

4.      Classifique as orações subordinadas adverbiais reduzidas destacadas:
a.       Ao viajar, não tome bebidas alcoólicas.
b.      Não pude participar do campeonato por estar muito gripado.
c.       Ofendi meu amigo sem querer.
d.      “Você, varrendo o quarto, não terá encontrado algumas?” (Graciliano Ramos)
e.       Surpreendido em falta grave, o menino chorava copiosamente.
f.       Mesmo relido o texto, André não entendeu metade.
g.       Prevendo uma atitude agressiva, não disse absolutamente nada.

5.      Observe a relação entre as orações destes períodos:
Os jovens curtem a dupla jeans e camiseta porque é uma roupa prática e bonita.
A dupla jeans e camiseta é tão prática e bonita que todos os jovens a curtem.
a.       No primeiro período, a oração destacada é subordinada adverbial causal. Assim, em que oração está a consequência do fato de a roupa ser prática e bonita?
b.      No segundo período, a oração destacada é subordinada adverbial consecutiva. Assim, em que oração está a causa do fato de os jovens “curtirem” esse tipo de roupa?
6.      Reescreva as frases a seguir, estabelecendo entre as orações a relação semântica indicada entre parênteses. Veja um exemplo:

Esforçou-se muito, mas não conseguiu bons resultados. (concessão)
Não conseguiu bons resultados, embora tenha se esforçado muito.

a.       Chegando o momento, todos sairão rapidamente. (tempo)
b.      Estando doente, Manuel não veio à reunião dos condôminos. (causa)
c.       Já sabia que estávamos bem-preparados, contudo não esperavam a vitória. (concessão)
d.      Como ficamos muito preocupados, saímos rapidamente do local. (consequência)
e.       Corra ou chegará atrasado. (condicional)
f.       Ao chegar o conferencista, todos se calaram. (tempo)
g.       Pensando certo, respondeu errado. (concessão)
h.      Abertas as portas, os visitantes entraram no museu. (tempo)
7.       Indique o valor semântico (tempo, condição, concessão, proporção) das orações destacadas nos seguintes períodos:
a.       Se eu for convocada para o jogo, não vou decepcionar.
__________________________________________________________________
b.      Logo que cheguei, fui almoçar.
___________________________________________________________________
c.       Embora more longe, nunca chega atrasado.
__________________________________________________________________
d.      À medida que estudo, vou entendendo melhor esses cálculos.
____________________________________________________________________
e.       Por mais que evite doces, não consigo resistir ao chocolate.
___________________________________________________________________

8.      No enunciado “Se a sua casa é um espetáculo, este é o seu camarote”, há uma oração subordinada adverbial.
a.       Identifique-a.
b.      Indique o valor semântico expresso por essa oração.

c.       O anúncio é construído a partir de duas metáforas: espetáculo e camarote. Que efeito de sentido essas metáforas atribuem ao produto anunciado (móveis de piscina)?


Respostas:

1. d

2.
a. A fim de obter esses resultados, o menino muito se esforçou. (final)
b. O ladrão fugiu da prisão se que os policiais resistissem. (condicional)
c. Estudará medicina assim que tiver concluído o serviço militar. (temporal)
d. Meu amigo chegou assim que começou a chuva. (temporal)

3. 
a. 3
b. Oração subordinada adverbial proporcional

4.
a. oração subordinada adverbial temporal ou condicional reduzida de infinitivo.
b.oração subordinada adverbial causal reduzida de infinitivo.
c. oração subordinada adverbial concessiva reduxida de infinitivo.
d. oração subordinada adverbial temporal reduzida de gerúndio.
e. oração subordinada adverbial temporal reduzida de particípio.
f. oração subordinada adverbial concessiva reduzida de particípio.
g. oração subordinada adverbial causal reduzida de gerúndio.

5. 
a. Na oração principal, os jovens curtem a dupla jeans e camiseta.
b. Na oração principal, A dupla jeans e camiseta é tão prática e bonita.

6.
a. Todos sairão rapidamente, assim que tiver chegado o momento.
b. Manuel não veio à reunião dos condôminos porque estava doente.
c. Embora já soubessem que estávamos bem-preparados, não esperavam a vitória.
d. Ficamos tão preocupados que saímos rapidamente do local.
e. Chegará atrasado se não correr.
f. Quando o conferencista chegou, todos se calaram.
g. Respondeu errado, ainda que tivesse pensado certo.
h. Os visitantes entraram no museu, assim que se abriram as portas.

7.
a. condição
b. tempo
c. concessão
d. proporção
e. concessão

8.
a. Se sua casa é um espetáculo.
b. condição
c. Elas atribuem aos móveis de piscina certa grandiosidade e imponência, como têm os teatros com camarotes.

8 comentários:

  1. Muito bacana! Parabéns a quem elaborou as atividades, me ajudou muito a estudar para a prova de língua portuguesa! :-)

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho uma dúvida.
    Na questão de número 2, letra A, ela não poderia ser classificada como consecutiva ?

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho uma dúvida.
    Na questão de número 2, letra A, ela não poderia ser classificada como consecutiva ?

    ResponderExcluir
  4. FOI MUITO ÚTIL OBSERVAR ESTAS ATIVIDADES E SUGESTIVAS....

    ResponderExcluir