quarta-feira, 21 de março de 2012

Língua Falada e Língua Escrita - 8º ano


A língua falada e a língua escrita são equivalentes?

Nem sempre. Embora sejam expressões de um mesmo idioma, cada uma tem a sua especificidade. A língua falada é a mais natural, aprendemos a falar imitando o que ouvimos. A língua escrita, por seu lado, só é aprendida depois que dominamos a língua falada. E ela não é uma simples transcrição do que falamos; está mais subordinada às normas gramaticais. Portanto requer mais atenção e conhecimento de quem fala. Além disso, a língua escrita é um registro, permanece ao longo do tempo, não tem o caráter efêmero da língua falada.

Diferenças entre a língua falada e a língua escrita



Língua Falada
Língua Escrita
• 
Palavra sonora
Palavra gráfica
Recursos: signos acústicos e extralingüísticos, gestos, entorno físico e psíquico
Pobreza de recursos não-lingüísticos; uso de letras, sinais de pontuação
Requer a presença dos interlocutores. Ganha em vivacidade
Comunicação unilateral. Ganha em permanência
É espontânea e imediata. Uso de palavras-curinga, de frases feitas
É mais precisa e elaborada. Ausência de cacoetes lingüísticos e vulgarismos
A expressividade permite prescindir de certas regras
• 
Mais correção na elaboração das frases. Evita a improvisação
• 
É repetitiva e redundante
É mais sintética. A redundância é um recurso estilístico
• 
A informação é permeada de subjetividade e influenciada pela presença do interlocutor
• 
É mais objetiva. É possível esquecer o interlocutor
• 
O contexto extralingüístico é importante
O contexto extralingüístico tem menos influência




Registros da língua falada
Há pelo menos dois níveis de língua falada: a culta ou padrão e a coloquial ou popular. A linguagem coloquial também aparece nas gírias, na linguagem familiar, na linguagem vulgar e nos regionalismos e dialetos.
Essas variações são explicadas por vários fatores:
• 
Diversidade de situações em que se encontra o falante: uma solenidade ou uma festa entre amigos.
• 
Grau de instrução do falante e também do ouvinte.
Grupo a que pertence o falante. Este é um fator determinante na formação da gíria.
Localização geográfica: há muitas diferenças entre o falar de um nordestino e o de um gaúcho, por exemplo. Essas diferenças constituem os regionalismos e os dialetos.
Atenção: o dialeto é a variedade regional de uma língua. Quando as diferenças regionais não são suficientes para constituir um dialeto, utiliza-se os termos regionalismos ou falares para designá-las.


A língua falada como recurso literário


A transcrição da língua falada é um recurso cada vez mais explorado pela literatura graças à vivacidade que confere ao texto. Observe, no trecho seguinte, algumas das características da língua falada, tais como o uso de gírias e de expressões populares e regionais; incorreções gramaticais (erros na conjugação verbal e colocação de pronomes) e repetições:

"– Menino, eu nada disto sei dizer. A outro eu não falava, mas a ti eu digo. Eu não sei que gosto tem esse bicho de mulher. Eu vi Aparício se pegando nas danças, andar por aí atrás das outras, contar histórias de namoro. E eu nada. Pensei que fosse doença, e quem sabe não é? Cantador assim como eu, Bentinho, é mesmo que novilho capado. Tenho desgosto. A voz de Domício era de quem falava para se confessar:
– Desgosto eu tenho, pra que negar?... "





Mais exercícios sobre período composto


1. Classifique os períodos abaixo de acordo com o seguinte código:

(1)   Período simples ou oração absoluta
(2)   Período composto por subordinação
(3)   Período composto por coordenação

a) (     ) Queremos que você nos visite sempre.
b) (     ) Ele entendeu que não podemos ser uma dupla.
c) (     ) Ele não só esperava providências, como também as exigia veemente.
d) (     ) Não o perturbe, que ele precisa trabalhar.
e) (     ) Nossa família tem estado muito ocupada ultimamente.

2. Há erro de pontuação em:

a)   Compareci à reunião e levei minhas anotações, porém não fui ouvido por todos.
b)      A professora explicou a lição, e eu acabei entendendo.
c)      Ou tome uma atitude agora ou assuma sua incapacidade.
d)      Entre, que seu pai já lhe chamou muitas vezes.
e)      Esforçamo-nos bastante; devemos pois ganhar o prêmio de participação.

Justifique.

3. Divida os períodos abaixo em orações, usando as barras. A seguir numere-as. Por fim, classifique as orações coordenadas SINDÉTICAS. Observe o exemplo:
           1                                        2
“A professora explicou a lição, / e eu acabei entendendo”.
Oração 2  à coordenada sindética aditiva

a) “Todo homem pode cometer erros, no entanto só os loucos podem perseverar nele”.


b) Meus pais não só me entendem, como também me protegem.


c) A situação econômica é delicada; devemos, pois, agir com cautela.

d) Queremos a resolução do impasse; queremos, pois, o fim da confusão.

e) Não chegue atrasado que haverá prova amanhã.

f) “Não sou alegre nem sou triste: sou poeta”.




Exercícios - Orações Coordenadas (com gabarito)


V A M O S  P E N S A R ? ! ?





1)Leia um trecho de “Vidas Secas”, obra de Graciliano Ramos:

            “Dormiu e sonhou. Um pé-de-vento cobria de poeira a folhagem das imburanas, sinhá Vitória catava piolho no filho mais velho, Baleia descansava a cabeça na pedra.”

            Divida, com colchetes, o trecho acima em orações.  Numere as orações e classifique -as.


2) “Penso, logo existo”.  Neste período, a conjunção em destaque expressa uma ideia.  Assinale a oração que expressa a mesma ideia contida no exemplo.
a) Quer faça sol, quer faça chuva, irei ao clube.
b) Não só discutiram a proposta, mas também analisaram as possíveis soluções.
c) Aquela substância é altamente tóxica, então deve ser manuseada cautelosamente.
d) “O amor é difícil, contudo pode luzir em qualquer ponto da cidade”.
e) Procurei chamar-lhes atenção, porém ninguém me deu ouvidos.

3) “Meu pai é muito liberal, no entanto não permitiu minha viagem nem permitiu minha ida ao shopping”.
No período acima:
a)   Há três orações absolutas.
b)   Há três orações coordenadas assindéticas.
c)   Há duas orações coordenadas assindéticas e uma coordenada adversativa.
d)   Há uma oração coordenada inicial, uma coordenada sindética adversativa e uma coordenada sindética aditiva.
e)    Há uma oração coordenada assindética, uma coordenada sindética conclusiva e uma coordenada sindética adversativa.

4) Assinale os exemplos que constituem período composto por coordenação.
a) É necessário que prestem atenção na explicação.
b) Os homens descobrem que as riquezas do mundo estão acabando.
c) Os homens investigam o mundo, logo notam o desaparecimento de suas riquezas.
d) Ficamos fora do país por muito tempo, entretanto muita coisa mudou.
e) Ora atua com seriedade, ora age como uma criança.

5) “O dia estava ensolarado, mas todos trabalhavam: ou varrendo o chão ou limpando vidraças e eu pensei que estivessem malucos!”

Sobre o período acima, podemos afirmar que prevalecem:
a)       Orações sem dependência sintática sem a presença de conjunções.
b)      Orações sem dependência sintática, mas com a presença de conjunções.
c)       Orações com dependência sintática sem a presença de conjunções.
d)      Orações com dependência sintática, mas com a presença de conjunções.
e)       Nenhuma das alternativas está correta.


RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS

1)
            “[1. Dormiu][2. e sonhou]. [3. Um pé-de-vento cobria de poeira a folhagem das imburanas], [4. sinhá Vitória catava piolho no filho mais velho], [5. Baleia descansava a cabeça na pedra].”

1.        Oração Coordenada Assindética ou Inicial
2.        Oração Coordenada Sindética Aditiva
3.        Oração Coordenada Assindética
4.        Oração Coordenada Assindética
5.        Oração Coordenada Assindética



2) C

3) D

4) C, D, E

5) B



Bons estudos!!!